Lorem ipsum dolor sit amet gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci. Proin gravida nibh vel veliau ctor aliquenean.

Follow me on instagram

+01145928421
mymail@gmail.com

Quem somos

A Loja do Sal é uma empresa familiar e com produtos de origem 100% portugueses. É uma história que une quatro gerações e que reflete os valores e o respeito pela tradição. A Loja do Sal tem um espaço próprio há mais de 150 anos. Somos paixão pelas origens, rigor, competência aliada ao melhor da natureza.

4 gerações cheias de História

Tudo começou no verão de 1865. O bisavô Justino e a bisavó Olivia geriam uma pequena taberna nas Salinas de Rio Maior. A taberna funcionava maioritariamente no verão, altura em que havia mais trabalho na salina.

Nessa altura, Justino utilizava símbolos criados por si, escritos nas paredes de madeira da casa, para registar a despesa feita por cada salineiro na taberna. Cada símbolo representava a bebida fornecida e o respetivo preço em réguas de madeira.

Os salineiros pagavam estas despesas em Sal, o que fez desde cedo daquele espaço, um ponto de comércio.

Artur, filho de Justino, deu continuidade ao projeto, transformando a taberna numa adega. Aqui, os símbolos que Justino tinha criado evoluíram, dando origem às famosas réguas de escrita, tão típicas da região. As réguas tinham cerca de 1 m ou 1.50 m de comprimento e 0,10 cm a 0,15 cm de largura. A escrita era feita em sinais convencionais, representando a bebida fornecida e o respetivo preço.

O projeto da adega, e o comércio de Sal foi evoluído, até aos nossos dias.

A Loja do Sal que conhecemos hoje resultou de um casamento feliz entre Fernando e Emília — Fernando herdou o gosto do pai Artur pela terra, e Emília, a história ligada às Salinas, pois, o seu pai foi um dos fundadores da Cooperativa Agrícola de Produtores de Sal de Rio Maior —, e o empreendedorismo dos seus dois filhos, João e Luís Henriques Lopes.

A marca Loja do Sal existe desde 2009. É uma marca 100% portuguesa, com clara aposta na inovação, na história e no respeito da natureza e das tradições.

A Loja do Sal produz e comercializa Sal, asseguraram o processo desde a recolha, embalagem, até à sua comercialização.

Com olhos no futuro

A Loja do Sal é responsável pela criação de diversos produtos de valor acrescentado, onde a estrela é o Sal das Salinas de Rio Maior: sal Fonte Salina, flor de sal, sal com ervas aromáticas, temperos de carne e peixe, queijos de sal e aromatizados.

Além do Sal, comercializamos outros produtos com o carimbo de qualidade Loja do Sal: mel, azeite, vinho, licores, chocolates com flor de Sal, Sal terapêutico, esfoliantes, etc.

A Loja do Sal está sediada nas Salinas de Rio Maior. Há cerca de 50 lojas de revenda da marca Loja do Sal que comercializam os nossos produtos em Portugal. No mercado internacional estamos presentes em França, Suíça, Alemanha, Bélgica, Holanda e EUA.

A equipa que tempera

A Loja do Sal é um projeto que corre na família há 4 gerações

loja-do-sal-equipa-joao-lopes
João Henriques Lopes

Gerente

João é o irmão mais velho. Como bom português, o João é adepto da cozinha tradicional portuguesa. Não dispensa um Cozido ou um bacalhau confitado. Praticou atletismo de alta competição, nos dias de hoje segue apenas a modalidade com o entusiasmo de quem viveu por dentro todas as emoções. O desporto trouxe-lhe a exigência e a disciplina, só descansa quando as contas estão todas certinhas e os produtos onde devem estar.

loja-do-sal-equipa-luis-lopes
Luís Henriques Lopes

Gerente comercial

O desporto corre-lhes nas veias e o Luís, o mais novo, também esteve durante muitos anos ligado ao atletismo. O sal correu mais forte no sangue — ainda que não sofra de colesterol! —, e depressa o petiz se transformou na cara que os clientes vêm na linha da frente do projecto Loja do Sal. Conhece todos pelo nome, no mercado nacional e internacional. A formação profissional faz dele o criativo e o estratega da família.

loja-do-sal-equipa-fernando-lopes
Fernando Machado Lopes

Responsável de produção

O Sr. Fernando, é o patriarca da família. Quem o conhece sabe que domina o ofício. Não há talho que lhe tenha segredos, conhece todos os cantos da casa. São horas de conversas partilhadas entre ele e os cristais de sais brancos preciosos. O Fernando é responsável pela extração e produção de todo o sal comercializado na Loja do Sal.

loja-do-sal-equipa-emilia-lopes
Emilia Crisostomo
Henriques Lopes

Responsável de loja

A D. Emília, cozinheira de mão cheia, é a simpática figura que pode encontrar todos os dias na casa de madeira da Loja do Sal, na aldeia das Salinas de Rio Maior. O espaço comercial alberga e divulga os produtos da Loja do Sal, e outros de comprovada qualidade. Conhecedora da terra, Emília faz as honras da casa, sempre de sorriso fácil.

Flor de Sal Loja do Sal

"A Flor de Sal que adiciona um toque de personalidade aos nossos pratos."

Chef Meynard Pascal

Four Seasons Hotel Ritz Lisboa

Flor de Sal Loja do Sal

"O melhor produto por quem põe em cada cristal de Sal todo o conhecimento, sabedoria e paixão!"

Chef Luís Caspar

Grupo Multifood

Dúvidas, questões ou sugestões envie-nos um e-mail

As nossas histórias

Um blog sobre o Sal, sobre a Loja do Sal, e o orgulho que temos em fazer parte deste projeto.